VENHA CONHECER CODAJÁS

domingo, 9 de dezembro de 2012

Governo promove encontro com prefeitos para discutir Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


O prefeito Abraham Lincoln confirmou presença no encontro.


O Governo do Amazonas realiza na próxima terça-feira, 11, das 08h às 17h30, no auditório Senador João Bosco de Lima na Assembléia Legislativa do Amazonas (Av. Mário Ipiranga, 3.950 bairro Parque Dez, Zona Sul), o "I Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas para Municipalização dos ODM". O evento é organizado pelas Secretarias de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp), de Governo (Segov) e a de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) em parceria com a Associação Amazonense dos Municípios (AMM) e do movimento Nós Podemos Amazonas.

O intuito é de sensibilizar e engajar os prefeitos eleitos e reeleitos no processo de implantação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que no Brasil é coordenado pela Secretaria-geral da Presidência da República. Segundo o titular da Searp, José Farias (Zeca do PT), a iniciativa segue orientação do governador Omar Aziz de estreitar relações com os prefeitos eleitos e a sociedade civil.,"A agenda só é possível a partir da parceria entre os governos federal, estadual, municipais e sociedade civil. Levar os ODM para os municípios é um desafio. O que queremos com esse encontro é mostrar que as prefeituras são protagonistas no processo e que é possível adequar aos ODM, políticas já existentes e criar novas a partir de programas e verbas federais disponíveis", informa.

O encontro contará com a participação do secretário de Estudos e Projetos Político-institucionais da Secretaria-geral da Presidência da República, Wagner Caetano e do sub-chefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto. Eles vão abordar os temas "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM e a necessidade da Municipalização’’ e a ‘‘Agenda de Compromissos dos ODM do Governo Federal e Municípios 2013-2016", respectivamente.

O presidente da AAM e prefeito do município Manaquiri, Jair Souto, adepto da meta quatro (Reduzir a Mortalidade Infantil) desde 2008, vai apresentar o case ‘‘A Experiência de Municipalização e os Instrumentos Legais" com objetivo de incentivar outros gestores a aderirem a plataforma.


Conheça os ODM:

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que no Brasil são chamados de "8 Jeitos de Mudar o Mundo". É uma plataforma humanista apoiada por líderes de 191 nações. Os objetivos devem ser atingidos até 2015.

Diversos ministérios desenvolvem políticas e programas que se relacionam com os ODM, como o Plano Brasil sem Miséria, Economia Solidária, Prova Brasil, Rede Cegonha, Programa Luz para Todos, Minha Casa, Minha Vida, entre muitos outros. Compete a Secretaria-geral da Presidência da República a responsabilidade de mobilizar e apoiar entidades da sociedade civil, órgãos públicos, prefeituras e governos estaduais que desenvolvam projetos e ações em prol dos ODM.

No Amazonas a Searp é instituição âncora e secretaria executiva do Movimento Nacional Nós Podemos que também é representada pelo núcleo Nós Podemos Amazonas.
01 - Acabar com a Fome e a Miséria;
02 - Educação Básica de Qualidade para Todos;
03 - Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher;
04 - Reduzir a Mortalidade Infantil;
05 - Melhorar a Saúde das Gestantes;
06 - Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças;
07 - Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente;
08 - Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento

Mais informações sobre ODM acesse http://www.portalodm.com.br/

O quê: "I Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas para Municipalização dos ODM"
Quando: próxima terça-feira (11/12/12)
Hora: 08h às 17h30
Onde: Auditório Senador João Bosco de Lima, localizado na Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam) à Av. Mário Ipiranga, 3.950 bairro Parque Dez de Novembro, Zona Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião e faça seu comentário para o bem de Codajás