VENHA CONHECER CODAJÁS

domingo, 13 de abril de 2014

Papa Francisco pede perdão por pedofilia na Igreja



"Quero assumir pessoalmente e pedir perdão pelo mal que muitos sacerdotes fizeram pelos abusos sexuais de crianças", disse Francisco


REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE

O papa Francisco, durante cerimônia
religiosa no Vaticano

(Foto: Gregorio Borgia/AP)

O papa Francisco pediu nesta sexta-feira (11) no Vaticano perdão pelos abusos sexuais cometidos contra crianças por "muitos" sacerdotes católicos. Francisco interrompeu um discurso para uma delegação do Escritório Internacional Católico para a Infância (BICE) e, falando de improviso, comentou sobre os escândalos de abusos sexuais por parte de membros do clero da Igreja Católica.
 Vaticano admite na ONU abusos contra crianças no clero
Para muitas organizações da sociedade civil, a Igreja vem acobertando escândalos sexuais para evitar que sacerdotes sejam punidos por leis nacionais em diferentes países. Estima-se que milhares de crianças foram abusadas, entre as décadas de 1960 e 1990, sem nenhum tipo de punição aos sacerdotes. Os casos mais severos ocorreram na Irlanda e nos Estados Unidos. O Vaticano só admitiu esses casos no começo de 2014.
Nesta sexta, o papa disse que a Igreja punirá esses sacerdotes. Segundo Francisco, a Igreja não dará "um passo para trás" na forma como encara o escândalo de abusos no clero. "Temos que ser muito fortes. Com as crianças não se brinca", disse o papa.

Francisco disse que o número de sacerdotes que fizeram mal a crianças é grande, mas não em comparação com a totalidade do clero. "Quero assumir pessoalmente e pedir perdão pelo mal que fizeram pelos abusos sexuais de crianças", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião e faça seu comentário para o bem de Codajás