VENHA CONHECER CODAJÁS

sábado, 31 de agosto de 2013

Tráfico assusta e amedronta população de Codajás


Maciel cobra ação firme do Estado para a terra do açai!
Dep. Cabo Maciel denuncia tráfico de drogas em Codajás

            O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR) mostrou-se preocupado com a falta de segurança e do medo que vive a população do município de Codajás (distante a 239km de Manaus). O reduzido efetivo policial tem contribuído muito para que os traficantes atuem livremente na cidade.
           
            O parlamentar encaminhou denuncia a Secretaria de Segurança e ao Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) pedindo providências urgentes para ajudar os pais de famílias.
           
            Ressaltou Cabo Maciel que os jovens e os adolescentes estão sendo as grandes vítimas do tráfico de drogas e da prostituição infanto-juvenil.

Coca-Cola anuncia refrigerante feito com açaí do AM


coca-cola-açai
Por Blog da Floresta

Após anúncio que a multinacional Coca-cola irá comprar mais de 300 toneladas de açaí de produtores rurais do Amazonas para fabricação de refrigerantes, o deputado estadual Tony Medeiros defendeu mais apoio do Governo do Estado para o plantio e escoamento do fruto.

De acordo com o deputado, uma nova etapa na economia amazonense acaba de ser aberta, gerando renda principalmente no interior, onde as oportunidades de emprego são raras.

“A Coca-Cola vai produzir um novo refrigerante, que contém suco de açaí, por isso irá comprar mais de 300 toneladas do fruto cultivado no interior do Amazonas”, explicou o deputado.
 
Preparação do Açai
Embora a notícia da geração de empregos seja positiva, a comercialização do açaí depende do plantio e escoamento do produto, que há séculos é feito de modo artesanal. “Enquanto em outros Estados a produção agrícola é mecanizada, com máquinas para plantar e colher, no Amazonas os agricultores trabalham como no século passado, sem qualquer tecnologia”, destacou Tony.


O escoamento da produção também enfrenta problemas, com estradas e ramais esburacados, além da falta de portos nas comunidades rurais. “Como vamos vender toneladas de frutos se não temos como escoar a produção e entregá-la aos compradores”, questionou o deputado.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O novo prefeito de Codajás aguarda por Juíza


Terra do açai aguarda pelo novo prefeito

Embora a Justiça Eleitoral do Amazonas tenha determinado que o novo Prefeito de Codajás, Joel Gomes (PT) assuma imediatamente a  Prefeitura Municipal. A posse do novo Executivo Municipal continua sendo desconsiderada pela Comarca Local.

O petista Joel Gomes deveria assumir o cargo em substituição ao Prefeito Abrahim Lincoln que, foi cassado sumariamente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, por ter praticado algumas irregularidades administrativas. Os moradores de Codajás querem um posicionamento imediato do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas para poder corrigir, esta distorção  em termos de quem deverá assumir, como sucessor desta atual gestão municipal.  

Desta forma o candidato do Partido dos Trabalhadores, Joel Gomes deixou de assumir como Titular da Prefeitura Municipal de Codajás, uma vez que a Juíza Eleitoral, Silvania Torres Ferreira, está desaparecida da cidade de maneira misteriosa.